Informativos

Guedes insiste em novo imposto para desonerar folha de pagamento

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender um novo imposto (sobre transações eletrônicas ou sobre “produtos do pecado”) para reduzir a tributação que as empresas pagam sobre os salários dos empregados.

Ler Mais

STF decide que trading tem imunidade tributária na exportação

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, ontem (12), que empresas conhecidas como trading companies (empresas comerciais que atuam como intermediárias entre empresas fabricantes e empresas compradoras, em operações de exportação e importação) têm direito à imunidade tributária na exportação de produtos.

Ler Mais

Como uma holding familiar ajuda herdeiros a planejar a sucessão na empresa

Ao longo de sua história, uma empresa encara de forma cotidiana episódios que podem fazer o faturamento cair ou subir. Quem empreende em um país como o Brasil sabe o que é isso.

Ler Mais

Internet e TI lideram fusões em aquisições em 2019

O número de fusões e aquisições de empresas de mídia e telecomunicações aumentou 178% em 2019, se comparado ao ano anterior. Com um acréscimo de 25 operações em relação ao volume registrado em 2018 (14), o segmento concretizou 39 transações no último ano.

Ler Mais

Proposta do Executivo de reforma tributária focará apenas em PIS-Cofins

Apesar da demora, o Ministério da Economia vai enviar ao Congresso a proposta de reforma tributária focada apenas no imposto único federal, ou seja, o IVA (imposto de Valor Agregado) federal, resultado da unificação de PIS-Cofins.

Ler Mais

Empreendedores do varejo poderão abater tributos no custo de venda

Novo entendimento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) permite que varejistas ganhem créditos no PIS e Cofins sobre propagandas.

Ler Mais

Guedes insiste com senadores em novo imposto para desonerar folha salarial

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender um novo imposto (sobre transações eletrônicas ou sobre "produtos do pecado") para reduzir a tributação que as empresas pagam sobre os salários dos empregados.

Ler Mais

Governo lança aplicativo que lista devedores da União a partir de nota fiscal e GPS

O governo lança esta semana um aplicativo para que os cidadãos possam consultar, pelo celular, as dívidas de empresas e pessoas físicas com a União. Será possível fotografar uma nota fiscal e descobrir se o estabelecimento deixou de pagar tributos, contribuições previdenciárias ou o FGTS de funcionários, e até localizar os devedores mais próximos por meio do GPS.

Ler Mais

Dez fatos que devem agitar o mundo tributário em 2020

Muitas mudanças ocorreram no primeiro ano do novo Governo. Talvez o principal movimento tenha sido mesmo a Reforma da Previdência. Mas e a Reforma Tributária? Sai do papel em 2020? O que, de fato, vem por aí?

Ler Mais

Ricardo Eletro obtém no Carf direito a crédito de PIS/Cofins sobre propaganda

O conselho administrativo de recursos fiscais (CARF) decidiu nesta semana que os gastos com publicidade e propaganda geram créditos de PIS e da Cofins para empresas do setor varejista.

Ler Mais